SEGUIDORES DE SI

26 de dezembro de 2010

UM POUCO DE HISTÓRIA - O QUE É APOMETRIA?




APOMETRIA


1-CONCEITO
A Apometria é uma técnica de desdobramento espiritual induzida por energia mental de operador, encarnado. Trata-se de uma técnica anímica.

2- HISTÓRIA
2.1- CRIADOR: Quem primeiro experimentou o desdobramento induzido por um operador encarnado foi o Dr. LUIZ RODRIGUES, farmaceutico-bioquímico, natural de Porto Rico, radicado no Rio de Janeiro. O Dr. LUIZ RODRIGUES chamava sua técnica de Hipnometria. Em 1965 apresentou-a a um grupo de espíritas eminentes, em Sessão realizada no Hospital Espírita de Porto Alegre (HEPA), então presidido pelo Sr. Conrado Rigel Ferrari. O Dr. Luiz Rodrigues não era espirita e dele não mais tivemos notícias até seu desencarne.


2.2- DESENVOLVIMENTO E FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA: Dr. JOSÉ LACERDA DE AZEVEDO, nascido, em 12.6.1919, formado em medicina pela UFRGS em 1951, Cirurgião, ginecologista e, mais tarde, clínico geral renomado, homem de solida cultura; com conhecimentos aprofundados em Matemática, Física, Química, Botânica, História Geral, História da França, História do Cristianismo, História da I e II Guerras Mundiais, foi o responsável pelo desenvolvimento e fundamentação científica da Apometria. Dr. LACERDA, tinha formação e vivência espírita desde a juventude. Era formado em Belas Artes pela UFRGS, e sem nunca ter exposto, pintou diversos quadros com real valor artístico. Dr. LACERDA casou-se em 1947, com sua prima Sra. Iolanda Lacerda de Azevedo, mulher de grandes virtudes, médium dedicada e caridosa, ainda atuante na CASA DO JARDIM, onde carinhosamente recebe os enfermos aos sábados pela manhã.

O convite do Sr. Conrado Ferrari para assistir uma demonstração de Hipnometria, dirigida no Hospital Espírita de Porto Alegre, nos idos de 1965, foi a partida para que o Dr. LACERDA, homem de rara genialidade, desenvolvesse e fundamentasse cientificamente a APOMETRIA. Dr. LACERDA adotou o termo APOMETRIA (do grego "apo" = além de, separar e "metron"= medida), por entender que o termo Hiponometria era impróprio por dar a idéia de hipnose, que não tem qualquer relação com as técnicas de APOMETRIA.



3-O HOMEM SETENÁRIO
Corpos espirituais, corpos ou dimensões psíquicas, níveis mentais ou consciências, são termos que vem sendo usados para expressar a constituição do Homem em sua plenitude.




Atmico, Búdico, Mental Superior, Mental Inferior, Astral (emocional), Etérico e Físico

Esta terminologia é adotada pela Teosofia, Esoterismo, outros ramos do ocultismo e algumas religiões orientais. O Espiritismo considera o homem como uma triade: Corpo somático ou físico, perispírito e espírito. Para KARDEC alma e espírito são sinônimos. Para LACERDA, alma e perispírito é que deveriam ser sinônimos, pois este termo, envolve os diversos corpos sutis, até mesmo o etérico que, no entanto, é físico. Todos os pensadores da Igreja primitiva faziam distinção, como Paulo de Tarso, entre o espírito (pneuma), a alma intermediária (psiquê) e o corpo físico (soma).


3.1- CORPO FÍSICO
É objeto de estudo das Ciências biológicas. Para os espiritualistas reencarnacionistas (espíritas, teosofistas, esoteristas, umbandistas, budistas, induístas, e outros), o corpo físico é o instrumento para manifestação, experimentação e aprendizagem no mundo físico. Corpo e meio físico pertencem a mesma dimensão eletromagnética.




3.2- CORPO ETÉRICO
Envolve o corpo físico, tem estrutura extremamente tênue, invisível ao olho humano, de natureza eletromagnética e comprimento de onda superior ao ultravioleta, razão porque é dissociado por esta. Quando exudado de sensitivos ou médiuns proporciona os fenômenos espirituais que envolvem manifestações de ordem física como "materializações", teletransporte, dissolução de objetos e outros.O material exudado é conhecido por ectoplasma. Fragmentos deste material foram analisados em laboratórios e mostraram-se predominantemente, constituídos por elementos protéicos. Tal substância dissocia-se rapidamente pela ação da luz, porque a energia radiante da luz e mais forte do que a energia de coesão molecular que liga suas moléculas. O duplo etérico tem a função de estabelecer a saúde, automaticamente, sem a interferência da consciência. Funciona como mediador plástico entre o corpo astral e o corpo físico. Possui individualidade própria, mas não tem consciência. Promove a ação de atos volitivos, desejo, emoções, etc., nascidos na "Consciência Superior", sobre o corpo físico ou cérebro carnal. A maioria das enfermidades atinge antes o duplo etérico. As chamadas cirurgias astrais, via de regra, são realizadas neste corpo. O duplo etérico pode ser exteriorizado ou afastado do corpo físico através de passes magnéticos. É facilmente visto por sensitivos treinados. Dissocia-se do corpo físico logo após a morte e, a seguir, dissolve-se em questão de horas.




3.3- CORPO ASTRAL
Tem a forma humana e é, facilmente, visto por videntes. A sua forma pode ser modificada pela vontade ou pela ação de energias negativas auto-induzidas. A maioria das manifestações mediúnicas, ditas de incorporação, se processam através do corpo astral, o qual é dotado de emoções, sensações, desejos, etc, em maior ou menor grau, em função da evolução espiritual. Sofre moléstias e deformações decorrentes de viciações, sexo desregrado, prática persistente do mal e outras ações "pecaminosas". Separa-se, facilmente, durante o sono natural ou induzido, pela ação de traumatismos ou fortes comoções, bem como pela vontade da mente.




3.4- CORPO MENTAL
É o veículo de manifestação do "EU CÓSMICO" como intelecto concreto e abstrato. Nele a vontade se transforma em ação. É sede da mente e fonte da intelectualidade. O corpo mental tem forma ovóide, envolve o corpo astral e é mais, ou menos, desenvolvido em função da intelectualidade e, mais ou menos luminoso em função da evolução. E constituído de uma energia radiante, ainda desconhecida, porém visível por médiuns treinados. A aura, projeção luminosa visível por videntes treinados, ao derredor do corpo, físico, e resultante de projeções do corpo mental, revela o estado evolutivo de quem a projeta. O pensamento é força e a energia projetada é proporcional a potência da mente e vontade do emissor.


O corpo mental é formado por dois níveis:

MENTAL CONCRETO OU INFERIOR: É sede das percepções simples e objetivas como de objetos, pessoas, etc. É importante veiculo de ligação e harmonização do binômio razão-emoção. Viciações oriundas de desregramento sexual, uso de drogas outras podem atingir, se fixar e danificar este corpo.

MENTAL ABSTRATO OU SUPERIOR: E também conhecido como corpo causal. Elabora princípios e idéias abstratas, realiza análise, sínteses e conclusões. É sede das virtudes e de graves defeitos. Estamos pesquisando mas, contrariando o proposto pelo Dr. LACERDA e a maioria dos autores, cremos ser a verdadeira sede do caráter. A manifestação dos espíritos mais evoluídos, já libertos das emoções, ou daqueles mais intelectualizados, mesmo quando perversos como os mago-negros, se faz através deste corpo, incorporados ou por comandos à distância os maus. O Dr. LACERDA sugere que o corpo mental seja de natureza magnética, com freqüência muito superior a do corpo astral. Considerando que a energia de um campo radiante, de qualquer comprimento da onda, é igual a constante de Plack multiplicada pela freqüência da onda, isto é, W = h.n onde W = energia, h = constante de Planck (6,6128273 x 10-27 erg/s) e n = freqüência, conclui-se que o corpo mental deve necessariamente ter muito maior energia de propagação do que os campos mais densos como o físico, etérico e astral, cujas freqüências vibratórias são muito menores. Importância deste fato: A força da mente é poderosa e pode fazer o bem ou o mal, consoante, a intenção com que é projetada. Alguém já disse que todo pensamento bom é uma oração é todo o pensamento mau é um feitiço. Por outro lado quem vibra em amor, constrói ao redor de si um campo energético protetor contra a ação de mentes negativas (mau olhado, feitiço, magia negra, etc). Do mesmo modo, afins se atraem.


3.5- CORPO BUDDHI
Pouco se sabe sobre a forma e estrutura vibratória deste corpo que está mais próximo do espírito. Tão distante está dos nossos padrões e dos nossos meios de expressão que não há como descreve-lo. Trata-se de um corpo atemporal. Recentemente temos tido, através de médiuns videntes muito treinados, tênues percepções visuais e sensoriais relativas a este corpo.


3.6- CORPO ATMICO, ATMAN OU ESPÍRITO ESSÊNCIA
Alguns o chamam de "Eu Crístico, Eu Cósmico, ou eu Divino e constitui a Essência Divina presente em cada criatura. A linguagem humana é incapaz de descrever objetivamente o espírito. A milenar filosofia védica parece-nos mais esclarecedora. Brhaman, o Imanifestado, transcendente e eterno, ao se manifestar, torna-se imanente em sua temporária Ação; os indivíduos d’Ele emanados contém sua essência, assim como o pensador está em seus pensamentos. Assim, somos idênticos à Deus pelo Ser (Essência), mas diferentes d’Ele, pelo existir. Deus não "existe". Deus é, eternamente presente. Daí porque Jesus afirmou "Vós Sois deuses". O evoluir do Homem consiste em viver e experienciar em todos os níveis da criação, desde o físico até o Divino ou Espiritual, para, desta experiência, recolher conhecimento e percepções que propiciam o desenvolvimento harmonioso de seu intelecto e sensibilidade de maneira a tornarem-no sábio e feliz. Ao longo de sua jornada evolutiva a criatura humana sofre sucessivas "mortes" e vai perdendo seus corpos, sem perder os "valores" inerentes a cada um deles. É como a flor que na sua expressão de beleza pura, contém a essência do vegetal por inteiro.




4- ALGUNS CONCEITOS OU PRINCIPIOS DE FÍSICA APLICADOS À APOMETRIA

4.1- O ÁTOMO
Desde a velha Grécia (400 a.c.), a humanidade conhece os fundamentos da Física no campo do "infinitamente pequeno". LEUCIPO E DEMÓCRITO intuíram a existência da menor partícula de matéria, partícula basicamente imutável e indestrutível ou indivisível (a + tomo, o que não pode ser cortado ou dividido). Durante mais de 2000 anos nada de novo seria acrescentado, a não ser o vislumbre de DESCARTES, que via as porções mais ínfimas da matéria como um "torvelinho em movimento" expressão que bem poderia servir ao elétron de nossos dias. Na incessante busca da energia básica do universo, foram identificadas as partículas elementares de que se compõe o átomo. Sua velha indivisibilidade, suposta por DEMÓCRITO E LEUCIPO, desintegrou-se assim que foram conhecidos o próton e o elétron, estáveis e com cargas eletricamente contrárias, mais o neutro (sem carga elétrica) porém instável. Neutros e prótons constituem o núcleo do átomo, com carga elétrica positiva e os elétrons giram ao redor deste núcleo, como os planetas ao redor do sol, porém suas orbitas são irregulares e podem saltar de níveis em função da energia acumulada. Partículas menores do que estas, mas incrivelmente instáveis, foram descobertas posteriormente. Mésons, fótons, neutrino, antineutrino, léptons, bárions, etc, foram sendo descobertas, mais por seus efeitos do que por sua existência física. Nos dias que correm, os físicos estão sendo desafiados pelo fato do que mesmo essas infimas partículas de energia não podem ser consideradas elementares. Estamos cada vez mais perto da descoberta da energia primária do cosmos, pois caminhamos inexoravelmente em direção ao "Grande Agente Imanifestado", causa da existência do universo.




4.2- ESTABILIDADE ENERGÉTICA DO UNIVERSO
LAVOISIER, químico famoso, mostrou-nos que, no mundo da matéria, nada se perde tudo se transforma. Conforme o segundo princípio da termodinâmica, formulado por THONSON, a energia do universo, dissipando-se continuamente, acabaria por esgotar-se como a corda de um relógio ou carga de uma bateria. Hoje porém, se sabe que a quantidade total de energia permanece a mesma, o que confirma a tese de que o universo foi criado sem a possibilidade de perda energética. As teorias da Física Quântica e da Relatividade determinam a compreensão de que os conceitos de matéria e energia, agora não são mais estanques, mas intercambiáveis, constituindo um todo indissolúvel. De acordo com a equação de EINSTEIN: W = m. C2 que nos diz que energia (W) e igual a massa (m) multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz (C2) quando a massa material desaparece pela desintegração atômica, esta transforma-se em energia equivalente; isto é, a massa material corresponde a massa de energia radiante, conservando o mesmo peso total em qualquer das formas que assuma. Outra conseqüência desta famosa equação é o fato de que toda vez que imprimirmos velocidade a uma partícula, quando esta se aproxima à velocidade da luz (300.000 km/s), sua massa aumenta de tal grandeza que para manter a velocidade crescente necessitaríamos ilimitadas quantidades de energia. Se lográssemos esse sucesso, a partícula ou massa deixaria de existir como matéria e se transformaria em luz. Esse conceito nos mostra as limitações que tem o homem em explorar e conhecer o universo enquanto homem físico, submetido ao binômio tempo espaço. Não obstante, por dedução filosófica, acreditamos que Deus não criou a grandeza do Universo infinito para atormentar o homem, na sua ânsia e permanente busca de conhecimento. Parece-nos que a solução está em aumentar a energia pelo desenvolvimento da mente e diminuir a massa pelo amor ou evolução espiritual, podendo assim movimentar-se para além da velocidade da luz. Não será isso o que fazem os espíritos iluminados ou espíritos puros que, por terem se alçado além dos limites da matéria, são energia pura, sem massa física e, portanto, passíveis de se deslocar à velocidade do pensamento? EMMANUEL, mentor espiritual de Chico Xavier já disse que o homem só chega à Deus movido pelas asas do saber e do amor. Não será por isso que os anjos, considerados criaturas puras e perfeitas, são representados na forma de crianças aladas?




4.3- ENERGIA RADIANTE
A energia de um campo radiante; de qualquer comprimento de onda, é igual à constante de Planck multiplicada pela freqüência da onda, isto é, W = h.n , onde W = energia, h = constante de Planck (6,626x10-27 ergs/seg) e n (nous) = freqüência da onda, isto é, o seu numero de ciclos/minuto.




4.4- ACOPLAMENTO
Em física, acoplamento é a ligação de sistemas (mecânicos, elétricos, óticos, etc) em que há transferência de energia de um para outro sistema. Tem importância toda especial, quando se realiza estre sistemas oscilantes, como na eletrônica e nos aparelhos transmissores de energia eletromagnéticas. Neste caso há a necessidade de intermediar entre as duas fontes emissoras de energia, aparelhos especiais (resistores, capacitores, indutores, etc). Estes aparelhos modulam a resistividade, ação capacitiva, indutiva, etc, dos circuitos para que o funcionamento dos sistemas opere em perfeito equilíbrio. Uma vez hormonizadas as energias, a sintonia vibratória enseja o acoplamento.


4.4.1- ACOPLAMENTO ESPIRITUAL
No campo espiritual também há acoplamento de sistemas espirituais. O operador apométrico pode auxiliar grandemente o acoplamento mediúnico através de impulsos mentais dirigidos, objetivando o abaixamento ou elevação da freqüência vibratória do médium, consoante sejam os espíritos menos ou mais evoluídos. No caso de espíritos evoluídos, a passagem de energia ou o fluxo energético. Se faz, predominantemente, no sentido do espírito para o médium. Quando o acoplamento se faz com espírito sofredores, enfermos ou maldosos, a passagem de energia se faz nos dois sentidos com predominância no sentido médium espírito. Voltando à Física, temos que o fluxo magnético é vetorial e o Vetor de Poynting indica sua intensidade. Segundo a formula:
S = H.E, onde: S = vetor de fluxo, H = Vetor magnético e E = vetor elétrico. Neste caso o vetor de fluxo S determina a ação magnética final. Manifestando-se associados e em três planos, os três vetores, formam a onda eletromagnética.
No caso espiritual temos por analogia a equação E = Z . K, em que o vetor de Poyting (ou de fluxo) E da equação, representa o fluxo mental aplicado, 
Z (Zeta) é o fluxo de força proveniente do corpo físico e K (kapa) é o fluxo de forças cósmicas. Concluindo, diríamos que o acoplamento por comando da mente (ou apométrico) de um médium com o espírito comunicante implica, portanto, na atuação do sistema oscilante do operador sobre o sistema oscilante do médium, visando a sintonia deste com o sistema oscilante do espírito comunicante.


4.5- RESSONÂNCIA VIBRATORIA
Ressonância em Física é o fenômeno que ocorre quando um sistema oscilante (mecânico, elétrico, acústico, etc) é excitado por um agente externo periódico com freqüência idêntica a freqüência fundamental do receptor ou a uma de sua freqüências harmônicas. Nestas condições há uma transferência de energia da fonte externa para o sistema com oscilações que podem ter amplitudes muito grandes. Se não houver amortecimento de onda, a amplitude, em princípio, pode atingir qualquer valor, por maior que seja; nos casos práticos, o amortecimento da onda, por dissipação de energia, a limita.






4.6- RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
É a transferência de energia de um campo eletromagnético para um sistema atômico (um condutor de material qualquer), em que ocorre a absorção de energia do sistema indutor, pelos núcleos ou pelos elétrons orbitais dos sistema receptor). No campo espiritual, ressonância é a transferência de energia de um sistema radiante indutor (mente de um espírito desencarnado) para um sistema radiante receptor (mente do espírito encarnado = homem), com freqüências sintônicas, isto é, ambos com o mesmo comprimento de onda, mesma amplitude e mesma freqüência vibratória. Isto pode ser causa de inúmeras enfermidades psíquicas e mesmo físicas, causadas por obsessões espirituais ou processos de magia, bem como por ressonância com o passado, gerando o que o Dr. LACERDA chamou de "Síndrome de ressonância com o passado". Como exemplo leia-se AZEVEDO, José Lacerda de Espírito/Matéria: novos horizontes para a medicina. Porto Alegre. Pallotti, 1988, pp. 104-105.


4.7- TRANSDUTOR
É qualquer dispositivo capaz de transformar um tipo de sinal em outro, uma forma de energia em outra o que possibilita o controle de um dado fenômeno ou realizar uma medição, etc.


4.8- MODULAÇÃO
É o processo que determina que a uma variável característica de um fenômeno periódico é atribuída uma variação determinada por outros destes fenômenos. Assim qualquer aparelho que rebaixe a freqüência original de uma onda portadora de alta freqüência para baixa, é um modulador, que atua como um transformador.




5- NÓS OPERADORES APOMÉTRICOS E MÉDIUNS, SEREMOS TRANSDUTORES E MODULADORES?
O operador encarnado e os médiuns, quando atraem, ou captam energias cósmicas (k), manipulando-as e misturando-as às energias vitais de seus próprios corpos (energias Z) rebaixando suas freqüências vibratórias e intensificando o fluxo de modo a formar uma massa magnética de energias assimiláveis pelos espíritos sofredores e enfermos que vibram em baixa freqüência, aliviando suas dores, quase instantaneamente, ou mesmo curando-os, funcionam como transdutores e moduladores.




6- POR QUE NÃO CURAMOS OS ENFERMOS ENCARNADOS?
Se as leis são as mesmas e o processo deve ser o mesmo, por que não somos capazes de curar os enfermos como fizeram JESUS, os apóstolos, FRANCISCO DE ASSIS e outros homens e mulheres extraordinários, considerados Santos? Os resultados por nós obtidos são pouco animadores. Qual a razão? Parece que a dificuldade está na própria matéria que impõe condições energéticas intransponíveis. Todo operador, desde que munido de amor, boa vontade e treino mental, pode curar espíritos instantaneamente, porém, corpos físicos, não. A densa constituição da matéria desafia o potencial de nossas mentes e nossos corações. A possibilidade persiste. Se tivermos energia mental suficientemente intensa para moldar energia a nível de densidade física, capaz de interferir na coesão molecular, a ponto de tornar a matéria plástica e moldável à ação de nossa vontade, poderemos realizar os mesmos prodígios de Jesus. Para maiores esclarecimentos ler o final da página 108 do Espírito/Matéria: novos horizontes para a medicina.


7- FORÇAS OU ENERGIAS EMPREGADAS NA APOMETRIA:



7.1- FORÇA MENTAL: O Pensamento com força do trabalho do Espírito.
Segundo DESCARTES, o pensamento é atributo essencial do Espírito e, estendido à matéria é o processo mediante o qual a alma (=espírito) toma consciência dela mesma, constituindo a base de nossa vida mental. Em sentido mais amplo estende-se por "pensamento" o conjunto de idéias, sensações, volíções..., e todo o conhecimento refletido, elaborado, organizado. Antes de se organizar concretamente em obras, o pensamento se alicerça em fenômeno de volição: depende do querer, da vontade do ser pensante. Já é conhecimento científico, através da Parapsicologia, que o pensamento age sobre a matéria sem o concurso do ato psicomotor. A telecinésia. Trata-se pois de uma força ou energia que brota da estrutura físico-cerebral do homem e, portanto, deve ser possível representá-la matematicamente.

LACERDA, propõe as seguintes equações:
EQUAÇÕES DA VIDA
I) WN p = {Volt x 10-x)1 · (y n =1) } p = protozoário ou equivalente
II) WN Z = {Volt x 10x)n · (y n >1) } Z = zoon, animal, metazoário
III) WNA = {Volt x 10-x)1 · (y n ® µ ) } A = (ântropos), Homem


CORPO FÍSICO ALMA
Energia elétrica Energia mental
A nível físico a nível astral
n = (nous) mente. No homem, tende para o infinito
y = (psi), psiquismo, elaboração psíquica.
n = 1 = 1 = unidade de força mental
W = energia
N = Número de neurônios ou unidades Fixadoras e/ou condutoras de elétrons
N = Número de unidades elétricas do Animal em estudo.

A fórmula pode ser simplificada, no nível humano. Usando a equação  para quantificar a energia de um neurônio associado ao psiquismo.



Das equações acima, Dr. LACERDA deduziu-se a lei que rege o pensamento como operação do Espírito. "A energia do pensamento manifestada no campo físico (WNA), é igual ao produto da energia elétrica neuronal (En) pela energia psíquica, da alma ou espírito =  na potência n , quando n tende para o infinito. Aplicada no mundo astral, no trato com espíritos ou entidades desencarnadas, a energia mental produz resultados espetaculares. A mente é a usina de forças de que se utiliza a APOMETRIA, na aplicação de todas suas técnicas.


7.2- A FORÇA ZETA (Z ) OU FORÇA ZOO 
Trata-se de energia proveniente do corpo físico. Constituindo de matéria densa nosso corpo é uma condensação de energia extraordinária, represada em nossos átomos, moléculas, esparsa em nosso campo magnético. Trata-se de força ou energia dinâmica que se movimenta e que, dentro de certos limites, pode ser dirigida por nossa mente. Para maiores esclarecimentos ver AZEVEDO; José Lacerda de: ESPÍRITO/MATÉRIA: novos horizontes para a medicina. Porto Alegre. Palloti, 1988, pp. 67-72.




7.3- ENERGIA CÓSMICA
Plasma cósmico, energia cósmica indiferenciada, energia espacial, designa a energia última ou primária que supomos como uma força emanada do "pensamento" de Deus. Esta força chamamos de K (kapa).LACERDA propõe que pela ação da mente ou vontade o plasma cósmico sofre um rebaixamento de freqüência vibratória e, por assim dizer, de sua massa e passa a funcionar como onda portadora, tornando-se fluxo contínuo sob o comando da mente orientada pela vontade. Se é fluxo vetorial deve se comportar do mesmo modo que o Vetor de Poyting já discutido em 4.4.1. Tudo indica que o plasma cósmico (K) se comporta como vetor magnético de altíssimo padrão de energia o qual conjugando-se ao vetor de força vital Z (zeta), deve funcionar como fluxo elétrico mais pesado do que do que o da equação de Poynting:
S = K.Z, em que S significa o Vetor de Poynting ativo. A equação aqui sugerida é a mesma da Física e tem mostrado comprovada eficácia para explicar fenômenos de ordem espiritual. Qualquer ação do vetor S sobre a matéria é de rara exceção e, só se concretiza pela predominância do vetor Z da equação, como nos casos de ectoplasmia.



8- AÇÃO DO OPERADOR APOMÉTRICO 
Cada vez que o operador apométrico comanda por contagem firme e cadenciada, em voz alta 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ..., aprojeção de energia mental como que condensa, enfeixa e dá direção as energias das fontes K e Z, o vetor de fluxo resultante conforme a equação S = K.Z é responsável pelos aparentes "milagres" das técnicas apométricas. 


9- LEIS DA APOMETRIA 

Todos os enunciados aqui apresentados são de autoria do Dr. LACERDA. A redação é a que consta de Espirito/Matéria: novos horizontes para a mediciana/José Lacerda de Azevedo – Porto Alegre: Pallotti, 1988.


9.1- Primeira Lei: LEI DO DESDOBRAMENTO ESPIRITUAL (Lei Básica da Apometria). 
Enunciado: "Toda vez que, em situação experimental ou normal, dermos uma ordem de comando a qualquer criatura humana, visando à separação do seu corpo espiritual – corpo astral – de seu corpo físico, e, ao mesmo tempo, projetarmos sobre ela pulsos energéticos através de uma contagem lenta, dar-se-á o desdobramento completo dessa criatura, conservando ela sua consciência".

Técnica: A técnica é simples: com o comando da mente, emitem-se impulsos energéticos através de contagem em voz alta, tantos números quantos forem necessários. Usualmente basta contar de 1 a 7, com voz firme e cadenciada. Note-se que o número em si, não significa nada. Poderíamos usar as letras de qualquer alfabeto, símbolos ou palavras. O que realmente importa é a emissão de energia mental que direcionada cria o fluxo energético constituído pelas forças K e Z (kapa = energia cósmica e Zeta = energia Zoo mental) conforme a equação S = K.Z, produz o desdobramento.


Comentários: Nesta lei geral se baseia a APOMETRIA. No campo dos fenômenos anímicos a técnica da aplicação desta lei, representa uma verdadeira descoberta. Quando trabalhamos com médiuns videntes treinados e sob a direção de operador qualificado para tal tarefa, esta técnica possibilita explorar e investigar o plano astral com bastante facilidade e acurada percepção.





9.2- Segunda Lei: LEI DO ACOPLAMENTO FÍSICO
Enunciado: "Toda vez que se der um comando para que se reintegre no corpo físico o espírito de uma pessoa desdobrada, (o comando se acompanhado de contagem progressiva) dar-se-á imediato e completo acoplamento no corpo físico".
Técnica: Se o espírito da pessoa desdobrada estiver longe do corpo, comanda-se primeiramente a sua volta para perto do corpo físico. Em seguida projetam-se impulsos (ou pulsos) energéticos através de contagem, ao mesmo tempo que se comanda a reintegração no corpo físico.
Comentários: Caso não se complete a reintegração plena, a pessoa pode sentir tonturas, mau estar ou sensação de vazio que pode durar algumas horas. Via de regra, há reintegração espontânea e em poucos minutos, mesmo sem qualquer comando. Não existe o perigo de alguém permanecer desdobrado, pois o corpo físico exerce poderosa atração automática sobre o corpo astral. Em alguns casos muito especiais, mesmo com médiuns bem treinados, pode ocorrer alguma demora para que ocorra a plena reintegração. Nestes casos segura-se a pessoa pelas mãos e conta-se novamente de 1 a 7, chamando-a pelo nome e determinando, com energia amorosa, que retorne ao corpo físico.


9.3- Terceira Lei: Lei da ação à distância, pelo espírito desdobrado (Lei das viagens astrais) 
Enunciado: "Toda vez que se ordenar ao espírito desdobrado do médium uma visita a lugar distante, fazendo com que esse comando se obedecerá à ordem, conservando sua consciência e tendo percepção acompanha de pulsos energéticos, através de contagem pausada, o espírito desdobrado clara e completa do ambiente (espiritual ou não) para onde foi enviada".
Nota importante: Esta lei, de ordinário, só funciona em sensitivos (médiuns) videntes os quais, via de regra, conservam a vidência quando desdobrados.
Técnica: Ordena-se ao médium desdobrado a visita a determinado lugar, ao mesmo tempo em que se emite energia em contagem lenta. O sensitivo se deslocará em corpo astral, seguindo os pulsos da contagem até atingir o local determinado.

Comentários: Como o sensitivo permanece com a visão psíquica, quando solicitado, fornece informações, bastante acuradas, do local visitado, astral e físico, com maior precisão do ambiente astral. Esta técnica é muito útil para realizar diagnósticos à distância, bem como procedimentos objetivando o saneamento psíquico do ambiente visitado e prestar auxílio a pessoas físicas e espíritos desencarnados. Como exemplo da aplicação prática desta lei sugere-se leitura do caso ilustrativo narrado pelo Dr. LACERDA em "Espírito e Matéria", pag. 110-112. Ed. Pallotti Porto Alegre, 1988.




9.4- Quarta lei: Lei da Formação dos Campos-de-Forca
Enunciado: "Toda vez que mentalizarmos a formação de uma barreira magnética, por meio de impulsos energéticos, através de contagem, formar-se-ão campos-de-força de natureza magnética, circunscrevendo a região espacial visada, na forma que o operador imaginou.
Técnica: Mentalizarmos uma barragem magnética e projetarmos energias para sua concretização, através de contagem até sete. 

Comentários: A densidade desses campos e, por conseqüência, sua ação é proporcional à força mental que os gerou. Usa-se está técnica, com ótimos resultados para proteger ambientes de trabalho, espiritual ou físico bem como para a contenção de espíritos rebeldes.Os antigos egípcios eram peritos nesta técnica, pois seus campos-de-força, feitos para proteger túmulos, imantação de múmias, etc, duram até hoje. A forma do campo tem grande importância. Os piramidais, mormente os tetraedricos, são poderosos.Para melhor compreensão de campos vibratórios magnéticos e eletromagnéticos sugerimos consultar AZEVEDO, José Lacerda de. Espirito/Matéria: Novos horizontes para a medicina. Porto Alegre. Pallotti, 1988. Pp.131-132.


9.5- Quinta Lei: Lei da Revitalização dos Médiuns
Enunciado: "Toda vez que tocarmos o corpo do médium (cabeça, mãos), mentalizando a transferência de nossa força vital, acompanhando-a da contagem de pulsos, essa energia será transferida. O médium começará recebe-la, sentindo-se revitalizado".
Técnica: Pensamos fortemente na transferência de energia vital de nosso corpo para o organismo físico do médium. Em seguida tomamos as mãos do médium ou colocamos nossas mãos sobre sua cabeça, fazendo a contagem lenta. A cada número pronunciado, massa de energia vital-oriunda de nosso próprio metabolismo – é transferida para o médium.

Comentários: Usamos esta técnica, habitualmente, depois da aplicação de passes magnéticos em pacientes muito desvitalizados. Com isso é possível fazer os médiuns trabalharem por duas a três horas consecutivas, sem desgaste apreciável. A cada trinta minutos transfere-se energias vitais para os médiuns individualmente, os quais, deste modo, podem trabalhar sem grande desgaste.


9.6- Sexta Lei: Lei da Condução do Espirito Desdobrado, de Paciente Encarnado para os Planos mais Altos, em Hospitais do Astral.
Enunciado: "Espíritos desdobrados de pacientes encarnados somente poderão subir a planos superiores do astral se estiverem livres de peias magnéticas". 
Técnica: Quando desejamos encaminhar ao plano astral, especialmente à hospitais espirituais, consulentes cujo corpo astral estiver envolvido em laços, amarras e toda sorte de peias de natureza magnética, colocadas por obsessores ou por sua própria mente enferma, faz-se necessário limpá-los. Isso se consegue, facilmente, pela ação dirigida dos médiuns desdobrados, ou por comandos do próprio diretor do trabalho. Nestes casos basta dar o comando mental, contando de 1 a 7, em raras exceções até 21, determinando a dissolução de todas as amarras.

Comentários: Temos observados que os passes usuais em casas espiritas, podem auxiliar, mas via de regra não resolvem o problema aqui enfocado. Não obstante, consideramos de grande valia, ministrar um passe de corrente nos consulentes, antes destes passarem à cabine para o tratamento apométrico.




9.7- Sétima Lei: Lei da Ação dos Espíritos Desencarnados Socorristas Sobre os Pacientes Desdobrados.
Enunciado: "Espíritos socorristas agem com muito mais facilidade sobre os enfermos se estes estiverem desdobrados, pois que uns e outros, desta forma, se encontram na mesma dimensão espacial"
Técnica: Desdobrados os espíritos dos consulentes, através de pulsos energéticos, como já visto anteriormente, basta solicitar as equipes de socorristas diagnóstico e tratamento dos males que os afligem. 

Comentários: Os médiuns videntes, via de regras, acompanham e mesmo auxiliam nos diagnósticos e procedimentos terapêuticos prescritos. Quando solicitados passam informações ao diretor dos trabalhos e pedem sua intervenção quando necessária.


9.8- Oitava Lei: Lei do Ajustamento de Sintonia vibratória dos Espíritos desencarnados com o Médium ou com outros espíritos desencarnados, ou de ajustamento da sintonia destes com o ambiente para onde, momentaneamente foram enviados. 
Enunciado: "Pode-se fazer a ligação vibratória de espíritos desencarnados com médium ou entre espíritos desencarnados, bem como sintonizar esses espíritos com o meio onde forem colocados, para que percebam e sintam nitidamente a situação vibratória desses ambientes". Técnica: Quando se quiser entrar em contato com desencarnado de nível vibratório compatível com nosso estado evolutivo, presente no ambiente, projeta-se energia em forma de pulsos rítmicos, ao mesmo tempo que se comanda a ligação psíquica.

Comentários: Por está técnica se estabelece a sintonia vibratória entre sensitivo (médium) e desencarnado, facilitando grandemente a comunicação. Ela abre canal sintônico entre a freqüência fundamental do médium e do espírito. Emitidos por contagem, os pulsos energéticos fazem variar a freqüência do sensitivo do mesmo modo como acontece nos receptores de rádio, quando giramos o dial, do capacitor variável, até estabelecer ressonância com a fonte oscilante (estação emissora) que se deseja.Se o espírito comunicante for enfermo, sofredor ou maldoso, portanto de baixo padrão vibratório, tão logo aconteça a desincorporação devemos elevar o padrão vibratório do médiuns. Se isso não for feito, o sensitivo ficará por algum tempo sofrendo as limitações do espírito comunicante.Em trabalhos de desobsessão, muitas vezes, nos deparamos com espíritos revoltados, vingativos e mesmo maldosos que não aceitam dialogar ou modificar suas condutas através de doutrinação, por mais lógica, ética e amorosa que esta seja. Nestes casos somos levados a fazer com que sintam o ambiente, isto é, entrem em sintonia com as vibrações negativas que estão emitindo, no presente ou em ressonância com as vibrações opressivas que desencadearam no passado. Tão logo projetamos energias em forma de pulsos, por contagem, a sintonia se estabelece, causando grande constrangimento ao espírito agressor. Nestas condições o espírito, assim constrangido, permanecerá nesta situação até que o campo vibratória se desfaça por ordem do operador. Assim tratados os espíritos revoltados, se pacificam e/ou se esclarecem. Os operadores apométricos tem sido criticados por companheiros da Doutrina Espírita que dizem que com tais procedimentos, estamos julgando nosso próximo e interferindo em seu livre arbítrio. Sem qualquer intenção de contender, temos respondido que nossa ação sempre visa o bem do espírito revoltado ou agressor e que o direito de exercício do livre arbítrio termina quando invadimos ou violamos a liberdade ou o direito do nosso próximo. Não fosse assim, a sociedade, da qual somos parte ativa, não deveria coibir a ação criminosa do delinqüentes no pleno exercício da razão.




9.9- Nona Lei: Lei do deslocamento de um espírito no espaço e no tempo. 
Enunciado: "Se ordenarmos a um espírito incorporado a volta a determinada época do passado, acompanhando-a de emissão de pulsos energéticos através de contagem, o espírito retorna no tempo à época do passado que lhe foi determinado".
Técnica: Para deslocar um espírito no espaço e/ou no tempo, podemos faze-lo determinando, através da emissão de pulsos energéticos acompanhados de contagem, que regrida a tal ou qual época ou que se desloque ao local que se deseja.

Comentários: Só se obriga um espírito regressar ao passado para mostrar-lhe suas vivências, suas vítimas, sua conduta cruel, os acontecimentos traumáticos que viveu nesta ou em vidas passadas, com o objetivo de esclarece-lo sobre as leias éticas que regem a vida ou, no caso de espíritos encarnados, para superar síndromes ocorrentes nesta vida com causa em vivências passadas.No caso de consulentes, parece-nos que a técnica funciona com mais objetividade e segurança do que aquelas usualmente empregada em "Terapia de Vidas Passadas" pelo fato de que o operador auxiliado por sensitivos treinados e/ou por mentores espirituais incorporados ou não, consegue atingir com grande objetividade os fatos mais relevantes determinantes das síndromes. Outrossim a orientação de um mentor espiritual auxilia-nos a não cair no erro de tocar em pontos ou feridas que não devam, de momento, ser relembradas.


9.10- Décima Lei: Lei da dissociação do espaço-tempo
Enunciado: "Se, por aceleração do fator Tempo, colocarmos no Futuro um espírito incorporado, sob o comando de pulsos energéticos, ele sofre um salto quântico, caindo em região astral compatível com seu campo vibratório e peso específico Karmico (km) negativo – ficando imediatamente sob a ação de toda a energia km de que é portador".
Técnica: A técnica é muito simples: projetamos energias magnéticas por pulsos rítmicos e através da contagem, sobre o espírito incorporado, ao mesmo tempo que se lhe dá ordem para saltar para o Futuro. 

Comentários: Segundo o Dr. LACERDA, está técnica só deve ser empregada com espíritos desencarnados, visando esclarece-los. Não obstante, ela vem sendo usada para espíritos encarnados, incorporados em médiuns, sem que tenhamos notado qualquer prejuízo ao consulente. A grande diferença são os resultados: No caso do desencarnado o efeito pode ser altamente positivo e imediato quanto a mudança de conduta. No caso do encarnado os resultados, até agora, são pouco animadores. Cremos que isto se deve ao fato de que há filtros ou barreiras poderosas, bloqueando a passagem da mensagem do cérebro do campo astral (inconsciente?) para o cérebro físico, sede da memória e consciência atual. Acreditamos que o dia em que encontrarmos um mecanismo ou técnica que permita a passagem, seletivamente, ao campo físico, do conhecimento ou das informações novas assimiladas pelos níveis de consciência superiores (Astral, mental, etc), lograremos um grande êxito no tratamento do ser humano. Este comentário, é válido para outras técnicas aplicadas no trato com o espírito de encarnados, quando incorporados em médiuns, para isso treinados.Voltando à técnica, observou o Dr. LACERDA que um espírito, ao ser dissociado do espaço em que se encontra, através da aceleração do fator Tempo dá um verdadeiro salto quântico (à semelhança dos elétrons nos átomos). O afastamento do espaço normal não acontece de maneira progressiva, e sim por saltos, até se instalar num espaço do Futuro. Se o espírito é muito revoltado e cruel, entra em sintonia vibratória com mundos hostis, ocupados por seres horrendos, onde deverá renascer para recomeçar aprendizagem pela dor e dificuldades inerentes a um meio primitivo.Nesses casos, de dissociação do Espaço-Tempo, ocorre fenômeno sobremaneira interessante. Ao acelerar-se o tempo a carga harmônica a resgatar que normalmente seria distribuída ao longo do tempo, 300 anos por exemplo, fica acumulada, toda ela, de uma só voz sobre o espírito. Esta é a causa da sensação de terrível opressão, de que os espíritos se queixam quando projetados ao encontro de sua carga kármica. Devemos ter muito cuidado e ética cristã (amor e responsabilidade) na aplicação desta e, como de sorte, de todas as técnicas apométricas. Se o desligamento do médium acontecer de repente, sem qualquer cuidado com o espírito projetado no futuro, este poderá ser literalmente esmagado pelo campo energético negativo acumulado. Seu corpo astral poderá ser transformar em "Ovóide" e, portanto, perderá a condição ou possibilidade de reecarnar. Para desligar o espírito do médium devemos antes faze-lo retornar, lentamente, a época presente. Caso contrário, estaremos violando a Lei Cósmica e, consequentemente, criando problemas para nós próprios.


9.11- Décima primeira Lei: lei da ação telúrica sobre os espíritos desencarnados que evitam a reencarnação.
Enunciado: "Toda vez que um espírito desencarnado, possuidor de mente e inteligência bastante fortes, consegue resistir à Lei da Reencarnação, sustando a aplicação dela nele próprio, por longos períodos de tempo (para atender a interesses mesquinhos de poder e domínio de seres desencarnados e encarnados), começa a sofrer a atração da massa planetária, sintonizando-se, em processo lento, mas progressivo, com o Planeta. Sofre apoucamento do padrão vibratório, porque o Planeta exerce sobre ele uma ação destrutiva, deformante, que deteriora a forma do espírito e de tudo o que o cerca, em degradação lenta e inexorável.
Técnica: Esta lei não é aplicada pela ação do operador, mas é um determinismo que se abate, automaticamente, sobre todos os que ousam violar as Leis Divinas por longos períodos do Tempo Cósmico. O operador age apenas alertando o espírito transgressor das Leis Cósmicas, mostrando-lhe, através de um espelho ou de uma autovisão, o estado a que está sendo levado por sua ação maléfica.

Comentários: Ninguém burla as Leis Divinas impunemente. Quem se contrapõe ao ciclo das reencarnações, repelindo oportunidades evolutivas; quem abomina, como repugnante a experiência e o aprendizado na carne; quem prefere as ilusões do poder, através do domínio tirânico de seres encarnados e desencarnados, ou de vastas regiões do astral inferior, aferra-se, inconsciente e automaticamente, à massa do Planeta e se afunda nele em trágico retrocesso.Este fenômeno só acontece com espíritos detentoras de inteligência e poder mental suficientes para sustar as próprias reencarnações durante séculos, prejudicando a própria evolução.Nas páginas 119-123, da mesma obra do Dr. LACERDA, é apresentado interessante exemplo ilustrativo desta lei.


9.12- Décima Segunda Lei: Lei do choque do tempo.
Enunciado: "Toda vez que levarmos ao Passado espírito desencarnado e incorporado em médium, fica ele sujeito a outra equação de Tempo. Nessa situação, cessa o desenrolar da seqüência do Tempo tal qual o conhecemos, ficando o fenômeno temporal atual (presente) sobreposto ao Passado".
Técnica: É a mesma empregada em leis anteriores. Consiste no emprego de pulsos energéticos através de contagem. 

Comentários: A compreensão desta lei, bem como de outras que envolvem deslocamentos ao passado e futuro implica em aceitar que o binômio Tempo-Espaço não se aplica à dimensão astral. Esta é a razão pelo qual os espíritos, mesmo evoluídos, tem dificuldade de se situar na nossa dimensão de tempo. Por outro lado, é comum, em trabalhos espirituais, nos depararmos com espíritos vivendo no passado remoto, sem se aperceberem que o Tempo passou. Já nos deparamos com um espírito vivendo na pré-história, como troglodita.No caso desta lei, o espírito é levado ao Passado. O Dr. LACERDA explica que o deslocamento para o Passado cria tensão de energia potencial entre a situação presente e os deslocamentos para o Passado. Enquanto o espírito permanecer incorporado ao médium, nada lhe acontece, apenas passa a viver e vislumbrar a nova situação que lhe foi imposta. No entanto, se for bruscamente desligado do médium, saí do campo de proteção do mediador e fica como que solto na outra dimensão Espaço-Tempo. Recebe, então, em cheio a energia potencial criada pelo deslocamento, energia esta suficientemente forte para destruir seu corpo astral e transformá-lo em Ovoide.No mencionado livro do Dr. LACERDA, à pag. 124 está descrito interessantíssimo caso que bem ilustra esta lei.


9.13- Décima Terceira Lei: Lei da influência dos espíritos desencarnados, em sofrimento, vivendo ainda no passado, sobre o presente dos doentes obsidiados.
Enunciado: "Enquanto houver espíritos em sofrimento no Passado de um obsidiado, tratamentos de desobsessão não alcançarão pleno êxito, continuando o enfermo encarnado com períodos de melhora, seguidos por outros de profunda depressão ou de agitação psicomotora".
Técnica: Em primeiro lugar, procede-se ao atendimento dos obsessores que se encontram em volta do paciente, retirando-os para estâncias do astral especializadas no tratamento de tais casos. O encaminhamento de tais espíritos se faz através de comandos mentais, acompanhados de contagem, geralmente de 1 a 12, e da intenção de encaminhar os espíritos obsessores para casas de socorro do mundo astral. Uma maneira prática que vem sendo usada com bastante, sucesso, pela maioria dos operadores apométricos na"Casa do Jardim", consiste em mentalizar um cone ou sino sobre o enfermo e sua residência, local de trabalho etc, e, mediante impulsos mentais, acompanhados de contagem em voz alta, determinar o giro do sino ou cone no sentido anti-horário, de maneira a criar um poderoso vóstice capaz de sugar os espíritos obsessores e encaminhá-los às casas de socorro do astral ou a campos vibracionais compatíveis com sua vibração mental. A mentalização de uma rede magnética também pode ser usada com sucesso pelo operador.

Comentários: Não se deve jamais deixar espíritos obsessores soltos. Deixar obsessores soltos, após breve doutrinação evangelizadora, como usualmente se faz nas sessões de desobsessão, nas casas espíritas em geral, é pouco produtivo. Não é com um diálogo de poucos minutos, ou mesmo com orações, que se demovem perseguidores resistentes ou magos negros.Em casos de obsessões complexas, em que cobranças de ações cometidas em passado delituoso, são feitas por legiões de espíritos vingadores, são necessários sucessivos trabalhos, abrindo faixas de vidas passadas, uma após outra, até que todos os obsessores sejam afastados. A cura definitiva só ocorrerá com a evangelização do enfermo que, esclarecido e iluminado pela Boa Nova do Cristo, passará a vibrar em amor e vivendo o amor, criará um campo protetor que o tornará imune à ataques, de espíritos obsessores consciente ou inconsciente.


10- CONDIÇÕES IMPRESCINDÍVEIS AO EXERCÍCIO DA APOMETRIA
10.1-DIRETOR E EQUIPE BEM TREINADOS 
Esta é condição imprescindível para a realização de um bom trabalho em APOMETRIA. Nosso entendimento é de que uma equipe ideal deve ser constituída por 02 médiuns de incorporação, 02 videntes, 02 doadores de energia, 01 notário ou "escriba", 01 diretor titular e 01 diretor substituto, num total de nove pessoas. Todos os médiuns devem ser desenvolvidos ou treinados no uso de suas faculdades mediúnicas. O conhecimento e vivência do Evangelho é fundamental.Os médiuns de incorporação são muito importantes não só para receber os espíritos sofredores e obsessores, encarnados e desencarnados, bem como de pacientes e de mentores espirituais. Algumas equipes trabalham com um mentor incorporado o que dá muita segurança e eficácia ao trabalho. Os videntes auxiliam na formulação de diagnósticos, identificação de obsessores, bases da entidades malignas, trabalhos de magia negra, etc. São ainda de grande utilidade em atendimentos à distância. Os doadores de energia são utilizados para "limpar" os consulentes, retirando dos mesmos cargas negativas e para reenergizá-los, repondo energias positivas. Estes sensitivos são verdadeiras usinas, captam e transformam energias com grande facilidade. O "escriba", como é chamado na Casa do Jardim, é a pessoa encarregada de fazer anotações no prontuário ou fichas de registro de atendimento, e as prescrições terapêuticas (chás, florais exercícios, leituras, passes, "água fluída", Evangelho no lar, etc. Não prescreve medicação alopática, de qualquer espécie. É também, a pessoa encarregada de receber e conduzir os consulentes até a cabine do trabalho. Não necessita ser médium e é o único membro da equipe que entra e sai da sala durante o desenrolar de uma sessão. Os demais só devem sair durante o intervalo. O abrir portas, sair e entrar de pessoas durante o desenrolar de uma sessão de APOMETRIA, mesmo dos membros da equipe, quebra a corrente e prejudica o andamento do trabalho.O diretor do grupo deve ser pessoa bem treinada em APOMETRIA, conhecedor de seus princípios básicos, leis e técnicas mais importantes. Deve ser pessoa evangelizada, paciente, amorável e de bom relacionamento pessoal. Deve ter fé e convicção no trabalho que está realizando, o que significa ter um emocional equilibrado e um mental desenvolvido e harmonioso. Obviamente não necessita ser um santo, pois se dependesse destes, a APOMETRIA teria dificuldade em progredir, pela carência dos mesmos.O diretor adjunto deve ter atributos semelhantes aos do diretor titular. Geralmente é um colaborador, em treinamento, que auxilia e substitui o titular nos seus impedimentos.Acima descrevemos uma equipe ideal, o que nem sempre é possível reunir. Em verdade, quando contamos com médiuns bem treinados e disciplinados, é possível realizar um bom trabalho com uma equipe bem menor.


10.2- CONVICÇÃO E HUMILDADE 
A convicção é indispensável ao diretor de qualquer trabalho apométrico e ao grupo de um modo geral. Um diretor inseguro, indeciso, não conhecedor de sua função, transmitirá insegurança ao grupo todo.A humildade é atributo da maior importância. A vaidade é porta aberta para a derrocada de qualquer trabalho espiritual. O trabalhador vaidoso é presa fácil de espíritos obsessores e magos-negros.


10.3- ÉTICA E PROPÓSITO
O Sucesso da APOMETRIA, depende de ética e propósito amorável. Isto se deve ao fato de que, um trabalho nesta área, depende da participação de mentores espirituais e estes jamais colaboram em qualquer atividade humana que não seja exercida com ética e propósito amorável.


10.4- AMOR E FÉ 
A APOMETRIA, na sua excência, deve ser considerado como um ato de fé e amor. O Dr. LACERDA dizia-nos, repetidas vezes, que fé não é crença. Fé, afirmava ele, deriva de fides, que significa fidelidade. A nosso ver só há fidelidade onde houver dignidade verdade, dedicação. O amor é a vertente do ato criador de tudo o que é belo e bom. Quando o homem obra, por amor e com amor, torna-se co-criador com Deus, participe da Obra Divina. Quando o egoísmo e a vaidade permeiam nossa ação, criamos frustrações, dor, desarmônia e infelicidade. No final deste texto veremos que o amor é a regra de ouro da APOMETRIA.


1- ENTROSAMENTO COM A DOUTRINA ESPÍRITA E UMBANDA 
A APOMETRIA nasceu, desenvolveu-se e fundamentou-se científica e tecnicamente dentro de uma instituição espirita, o Hospital Espírita de Porto Alegre (HEPA). Este escriba é testemunha vivo de sua história. À época (1968-1984) era membro da diretoria do HEPA e colaborador nos trabalhos de APOMETRIA.Dr. LACERDA sempre foi um espírita convicto o atuante. Realizou, durante mais de 50 anos de sua existência, um trabalho dedicado, persistente, assíduo e profícuo na área espiritual. Não considerava o Espiritismo uma religião. Afirmava que a Doutrina Espírita é uma realidade cósmica, infinitamente superior a qualquer religião. Excluía qualquer laivo de misticismo ou fanatismo e muito fez para difundir esta doutrina, como ciência e filosofia. Não obstante Dr. LACERDA sabia, como nós, que o Espiritismo tem conseqüências religiosas por religar o homem a Deus. Ensinava que o Espiritismo é uma doutrina de libertação, embasada em método científico, constituindo-se numa tentativa racional, capaz de estabelecer uma ponte entre a ciência materialista e imaterialidade do Espírito. Para ele o codificador do Espiritismo – ALAN KARDEC – estabeleceu uma ponte entre dois universos e possibilitou o estudo e o melhor entendimento do Homem, em seu duplo aspecto material e espiritual. Pelo Espiritismo, dizia ele, Leis foram reveladas, iluminado o conhece-te a ti mesmo. O homem passou a ser visto como um continuam espaço-temporal com todo um cortejo de implicações. Como resultado, novas concepções nasceram e os ensinamentos evangélicos, dizia ele, "deixaram a poeira dos altares para se transformarem em filosofia de vida". Tal como as correntes filosóficas orientais o Espiritismo se embasa nos princípios da Palingenesia ou Reencarnação, com o que se explica a Lei da Evolução. Além disso, o espiritismo, incorpora em seus ensinamentos a antiquíssima e bramânica Lei do Karma ou lei da responsabilidade pessoal, através da qual débitos e desvios morais são resgatados ao longo de múltiplas existências em que também se adquirem os valores imprescindíveis ao aperfeiçoamento de nosso Ser Imortal. Dr. LACERDA constumava dizer que KARDEC criou o Espiritismo e que os espíritas brasileiros criaram o "kardecismo", uma prática ou tentativa de vivência da Doutrina Espírita, permeada de religiosidade, com tendência a se transformar em crença ou seita.Quanto a Umbanda, ele, via a mesma como uma filosofia de vida e prática mediúnica útil e necessária ao povo brasileiro, ainda, tão apegado a liturgias e rituais. Dizia que a Umbanda era uma ponte, entre o Catolicismo dominante e o Espiritismo libertador. Assim pensando, ele compreendia, permitia e estimulava quando necessário, a manifestação de entidades nas faixas de pretos-velhos, caboclos, etc. Usava contar pontos de Umbanda que, hoje sabemos, funcionam como poderosos mantras liberadores de energias poderosas. Os sons harmônicos ou a música, constituem-se poderoso meio auxiliar à APOMETRIA. Dado a essa visão larga e liberal, e a não aceitar imposições ou normas de trabalho e pesquisa, que não aquelas 


"comprometidas com o amor e a verdade", como costumava dizer, Dr. LACERDA foi incompreendido pelas elites diretoras do movimento espírita brasileiro e, como conseqüência, a APOMETRIA até os dias de hoje, não é aceita por muitas casas espíritas que cumprem a orientação da Federação Espírita Brasileira e de suas congêneres estaduais.Lamentável é que a maioria dos que criticam e se opõem à APOMETRIA, jamais leram seus textos básicos ou seguir assistiram um trabalho apométrico bem orientado. Julgam, por ouvir dizer, e anematizam uma técnica que, em muito, pode auxiliar os propósitos do Espiritismo. A APOMETRIA é apenas uma técnica de trabalho. Não propõe qualquer alteração nem acrescenta nada aos fundamentos filosóficos e éticos da Doutrina Espírita.Felizmente o número dos que estudam e compreendem a APOMETRIA multiplica-se a cada dia. Hoje, os espíritas e espiritualistas em geral que aplicam a APOMETRIA, com amor e por amor, constam-se às centenas. Acreditamos que, muito em breve, incompreensões e resistência, comuns à toda idéia nova e revolucionária, face a clareza de propósitos e fidelidade ao amor e a verdade em que se fundamenta a APOMETRIA, caírão. A APOMETRIA, será então mais um dos muitos instrumentos de trabalho espiritual, pelos quais a Misericórdia Divina nos socorre e ampara. Na CASA DO JARDIM, Instituição Espírita Assistencial, criada pelo Dr. LACERDA em março de 1987, que colaboram homens e mulheres de boa vontade, oriundos a maioria do Espiritismo, muitos da Umbanda, outros da Teosofia, Esoterismo ou Maçonaria. Isso não tem sido impedimento para que a APOMETRIA, usada com amor, sirva em nome do Cristo. As falhas e dificuldades devem-se as nossa imperfeições humanas.


2- DIVULGAÇÃO DA APOMETRIA 
No início dos trabalhos fundamentação da APOMETRIA, seu estudo e aplicação ficaram restritos às dependências do HEPA, em Porto Alegre. Em meados da década dos anos setenta, os fundamentos científicos da APOMETRIA, já estavam estabelecidos. Em 1975, o Dr. LACERDA apresentou uma conferência no X Congresso Americano de Espiritismo em Mar Del Planta- Argentina, onde expôs a nova técnica.Em 1977, é publicado a primeira edição de "Espirito e Matéria novos horizontes para a medicina" com o que a APOMETRIA ganha domínio público. Foi só a partir de então que o Dr. LOURENÇO, Coordenador Espiritual da APOMETRIA, sugeriu ao Dr. LACERDA aceitar os inúmeros convites para palestras e demonstrações de APOMETRIA. Em 1991, 1993, 1995, 1997 e 2000 aconteceram os I, II, III, IV e V Congressos Brasileiro de Apometria nas cidades de Caxias – RS (1991 e 1993) Lages – SC (1995), e Porto Alegre (1997), onde inúmeros trabalhos e teses sobre APOMETRIA foram apresentados. Particularmente o IV Congresso de Porto Alegre, constituiu-se um grande sucesso, tendo 600 participantes nas diversas sessões. A partir da publicação dos livros do Dr. LACERDA Espírito e Matéria (1977), Energia e Espírito (1993) e a versão em inglês do primeiro, intitulada "Spirit & Matter: New Horizons For Medicine". New Falcon, Publications, tempe, Arizona, U.S.A. (1987), e, de textos do Dr. Vitor R. da Costa, em Brasília, e do Sr. J.S. Godinho em Lages-SC, estes últimos veiculados pela INTERNET, a APOMETRIA está, hoje, divulgada a nível internacional.Outras formas de divulgação usadas com freqüência são simpósios, seminários, encontros, artigos em jornais e revistas especializadas, estágios, visitas a trabalhos entrevistas em jornais e televisões bem como palestras.




3- EVOLUÇÃO E O FUTURO DA APOMETRIA


 APOMETRIA, tem se mostrado, como uma técnica, ou conjunto de técnicas, extremamente dinâmicas. A cada dia novas técnicas são incorporadas ao arzenal da APOMETRIA. Baseando-se nas leis enunciados anteriormente e na manipulação das energias Z e K, com o poder da mente e amor, novas técnicas surgirão a cada dia. Quanto ao futuro da APOMETRIA é de se prever que, num tempo não muito remoto, em que a Psicologia a Psiquiatria o mesmo a Medicina e outras ciências que tratam do Homem, percebam a sua constituição plena, como espírito e matéria, esta fará parte dos currículos acadêmicos.Particularmente não vemos a APOMETRIA como uma técnica passível de aplicação corrente em clinicas ou consultórios médicos ou de psicologia, nos termos em que hoje os mesmos funcionam. Algumas técnicas, de proteção do próprio terapeuta, como a criação de campos magnéticos podem ser usada. Alguns temem que a divulgação da APOMETRIA enseje a que a mesma venha a ser aplicada aeticamente objetivando o ganho fácil. Sabemos que há pessoas inescrupolosas cobrando por trabalhos supostamente apométricos que não passam de grosseira mistificação. Todos os trabalhos sérios da APOMETRIA aos quais a Casa do Jardim presta apoio logístico ou institucional, são oferecidos, ao público em geral, gratuitamente.

4- RESULTADOS E DISCUSSÃO DE CASOS
Quem trabalha para o Cristo por amor, não deve se preocupar com os frutos, pois sabe que a colheita é do Senhor.Não obstante concordarmos com a assertiva acima, temos suficiente informações ouridas de observações e manifestações expontâneas de consulentes, de que os resultados são altamente positivos. Temos formação científica e sabemos que a aferição de resultados, com vista a conclusões, exige método apropriado e preciso, sob pena de equívocos lamentáveis. Diariamente ouvimos e observamos pessoas beneficiadas pelas sessões apométricas. As vezes, ao final de um só atendimento, o consulente que adentrou a cabine, triste deprimido, com idéias de autodestruição, transforma-se, sorri e diz-se aliviado. Cremos, firmemente, que muitos são beneficiados, aliviados de dores físicas e sofrimentos espirituais. Como avaliar isso, quantificar fenômenos desta ordem? Estamos testando uma ficha de registro para uso em trabalhos de pesquisa, que permite uma avaliação científica dos resultados obtidos. Até lá confiamos em nossas observações e afirmações de médicos que trabalham e pesquisam na Casa do Jardim, a começar pelo Dr. LACERDA, com quem tivemos a alegria de privar por mais de 25 anos.Objetivando melhor elucidar o difícil tema em discussão, podemos recorrer aos inúmeros casos relatados nos 02 livros do Dr. Lacerda, abaixo citados.


5- REGRA DE OURO DA APOMETRIA
O Dr. LACERDA, como nós hoje, sempre foi muito consciente e preocupado com o emprego que seus discípulos viessem a fazer da APOMETRIA. Para que todos possam conhecer sua posição abaixo transcrevemos "ipsis literis" seu pensamento."Aqui, no entanto, devemos clarinar um vigoroso alerta para os entusiasmos que possamos estar provocando. Como fundamento de todo esse trabalho como, de resto, de todo trabalho espiritual – deve estar o Amor. Ele é o alicerce. Sempre.As técnicas que apontamos são eficientes, não temos dúvidas. O controle dessas energias sutis é fascinante, reconhecemos, pois desse fascínio também sofremos nós. Mas se tudo não estiver impregnado de caridade, de nada valerá. Mais: ao lado da caridade, e como conseqüência natural dela, deverá se fazer presente a humildade, a disposição de servir no anonimato. Se faltar amor e disposição de servir pelo prazer de servir, corremos perigo de incorrer na má aplicação das técnicas e do próprio caudal de energia cósmica, tornado-nos satânicos por discordância com a Harmonia Universal. Advertimos: através da obediência dos preceitos evangélicos, somente através dela, experimentadores e operadores podem desfrutar de condições seguras para devassar esse arcanos secretos da Natureza, com adequada utilização dessas "forças desconhecidas".


6- BIBLIOGRAFIA CONSULTADAS

AZEVEDO, JOSÉ LACERDA DE. 1988. Espírito/Matéria. Novo Horizontes para a medicina. Porto Alegre. Palotti.
_________________________. 1993. Espírito e Matéria. Porto Alegre, Edicel.
_________________________. 1993. Energia e Espírito. Porto Alegre. Palotti.
_________________________. 1997 SPIRIT & matter; New Horizons for Medicine. Dehver, Arizona, USA. New Falcon Publications.

COSTA, V.R. 1997. Apometria – novos horizontes da medicina espiritual. Matão, SP, Editora O Clarim.







PARTE - II
ASPECTOS HISTÓRICOS:



1- INTRODUÇÃO

A história da Apometria, está tão intimamente ligado à história da Casa do Jardim que torna impossível falar de uma excluindo a outra. Se a Apometria é a técnica de desdobramento espiritual operada pelo comando da mente, a Casa do Jardim é o local, o grupo, a entidade, a "alma coletiva" onde a primeira foi planejada, experimentada, fundamentada cientificamente e estabelecida operacionalmente.



2- ORIGENS NA ESPIRITUALIDADE


Até o momento, sabe-se muito pouco sobre o planejamento da Apometria no mundo espiritual. As informações disponíveis, obtidas mediunicamente, indicam que o Projeto Apometria foi elaborado, no plano espiritual, no final do século passado, possivelmente nos primeiros anos da década de 1890.

O Coordenador espiritual do projeto deve ser a entidade que conhecemos por Dr. Lourenço. Dele sabemos muito pouco. Espíritos evoluídos não falam de si. Pela sua ação, palavras e vibração percebe-se tratar-se de um ser amorável. Há relatos de que, em outra encarnação, foi o papa Júlio II. (Giuliano Della Rovere 1443 - 1513; Papa 1503 - 1513). Pelo exposto é lícito supor que muitos dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, hoje encarnados, tenham participado dos preparativos iniciais da Apometria, pois todos nasceram a partir da primeira década deste século.


3-O DESCOBRIDOR DA APOMETRIA


Coube ao Dr. Luis Rodrigues, um farmaceutico-bioquímico, nascido em Porto Rico e residente no Rio de Janeiro, descobrir que, através de uma contagem progressiva, era possível fazer o desdobramento astral de sensitivos ou não e levá-los a hospitais do mundo espiritual para diagnóstico e tratamento de enfermidades diversas. As primeiras experiências foram por ele realizadas no Rio de Janeiro, tendo um jovem de16 anos, seu sobrinho, como "sujet" e uma enfermeira como médium. O Dr. Rodrigues, denominou o desdobramento induzido de hipnometria o que, para evitar conotações hipnóticas ou de sono, foi mais tarde, denominado pelo Dr. Lacerda de Apometria. O termo Apometria, do grego "apo"= separar e "metron"= medir, parece mais adequado e hoje consagrou-se como designativo do fenômeno de desdobramento anímico através de pulsos ou comandos energéticos mentais.


4-OS PRIMEIROS PASSOS NO HOSPITAL ESPIRITA DE PORTO ALEGRE (HEPA)

Informes verbais, ouvidos do Sr. Conrado Riegel Ferrari, então Presidente do HEPA, e do Dr. Alfredo Geraldo Shermann, renomado médico oftalmologista, ambos já falecidos, relatam que o Dr. Rodngues veio à Porto Alegre, no início de 1965, para fazer uma pequena cirurgia nos olhos. Logo após a cirurgia, o Dr. Rodrigues informou ao Sr. Ferrari sobre suas experiências com uma nova técnica de diagnóstico e tratamento espiritual de enfermidades diversas, mediante o desdobramento dos pacientes à hospitais do mundo espiritual. O Dr. Rodrigues fazia questão de afirmar que não se tratava de mediunismo e que o desdobramento era anímico. O Sr. Ferrari, homem dotado de grande cultura e vivência espiritualista - em verdade ele era espírita com larga folha de bons serviços prestados à doutrina de Kardec- percebendo a importância do que lhe dizia o Dr. Rodrigues acordou com ele uma experiência para a qual convidou médiuns de sua confiança e diversos espíritas eminentes na época. Procedida a sessão, a qual foi dirigida pelo Dr. Rodrigues, esta não impressionou os assistentes, a exceção do Sr. Ferrari e Sr. João A. Venâncio que, certamente comprometidos com a Apometria antes de reencarnarem, ficaram motivados para novas experiências. Logo após esta primeira experiência seguida de outras, o Sr. Ferrari convidou o .Dr. Lacerda e sua esposa, Dona Yolanda, para fazerem um atendimento para uma senhora amiga. Dona Iolanda ficou muito preocupada pois tratava-se de um caso delicado; um tanto relutante, acedeu. A sessão ocorreu no HEPA, com a presença do Sr Ferrari, da consulente, seu esposo e da mãe da consulente. Teve Dona Yolanda como médium e Dr. Lacerda como dirigente. Procedida a contagem de desdobramento, Dona Iolanda viu-se transportada a um hospital do astral, chamado de Hospital Amor e Caridade, onde foi recebida pelo Dr. Lourenço que lhe disse serem velhos conhecidos. Passaram a uma sala onde esperavam alguns auxiliares não identificados. A consulente também foi desdobrada e levada ao mesmo local onde recebeu a atenção da equipe em serviço. Após o atendimento, Dr. Lourenço disse, através de Dona Iolanda, que tinha uma surpresa para a consulente. Anunciou-lhe a vinda, de uma filha, o que confirmou-se meses mais tarde. Com este atendimento consolidava-se a prática apométrica em Porto Alegre.





5-APOIO DO HEPA

Os membros mais antigos da Casa do Jardim, e por conseqüência da prática apométrica, costumam dizer que ambas nasceram em berço de ouro. Em verdade, o então presidente do HEPA, Sr. Conrado R. Ferrari, percebendo o alcance da nova técnica, investiu moral e financeiramente para a sua concretização e desenvolvimento. A falta de apoio da maioria dos participantes da primeira sessão dirigida pelo Dr. Rodrigues não o desestimulou. A incompreensão e criticas de muitos de seus confrades não o afastaram do propósito de estimular a nova técnica, a qual deu apoio moral e material até o seu desencarne em 1972. Deve-se salientar que o Sr. Ferrari não esteve só em sua tarefa. O Sr. João Amado Venâncio, então vice-presidente e posteriormente, presidente do HEPA, seguiu-lhe os passos. Esta é a razão do agradecimento expresso pelo Dr. Lacerda, no livro de sua autoria Espírito e Matéria: Novos rumos para a medicina. Posteriormente o HEPA continuou apoiando a Apometria até fevereiro de 1987 quando, esta perdeu o apoio daquele nosocômio e iniciou uma jornada sem teto próprio que durou até agosto de 1996, data em que adquiriu o imóvel na Rua Beck, 129 onde hoje está sediada. É de justiça aqui externar gratidão as sociedades espíritas Maria de Nazaré, Nossa Casa, e Ramiro Dávila as quais, fraternalmente albergavaram a Casa do jardim entre fevereiro de 1987 e março de 1997.


6- FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA DA APOMETRIA

Ao se falar deste tema, necessário se faz apresentar o homem responsável por este feito, Dr. José Lacerda de Azevedo: Médico, cirurgião e Clínico geral, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, turma de 1950, ex-professor de Fisica da Escola Técnica do Senai, espírita desde a juventude, com larga folha de serviço prestado à doutrina de Kardec, um humanista, inteligência brilhante, cientista nato, cultura enciclopédica, franco e direto em suas observações, mas, sobretudo, um caráter íntegro, uma conduta moral ilibada. A este homem incomum coube o desafio de fundamentar cientificamente a Apometria e ele cumpriu a tarefa com raro brilhantismo. Dr. Lacerda, desde as primeiras experiências, ao fazer a contagem, apercebeu-se de que os números, em si, não tinham significado. Poderiam ser usadas as letras do alfabeto ou quaisquer outros símbolos ordenados seqüencialmente. O que importava era a energia mental dirigida com a intenção de produzir o desdobramento. A cada novo número um novo "quantum" de energia é mobilizado pela mente que vai construindo uma força capaz de atuar poderosamente no mundo astral provocando fenômenos diversos. Usada com ética e amor esta força produz efeitos extraordinários com benefício a encarnados e desencarnados. As equações que fundamentam a Apometria constam no livro do Dr. Lacerda "Espírito e matéria: Novos horizontes para a medicina", editado pela primeira vez em 1987 e, ainda, atualizadíssimo nos seus conceitos e fundamentações. Outro fato, recentemente revelado por Dona Yolanda, esclarece-nos sobre a interação entre os cientistas do mundo espiritual e o Dr. Lacerda, para a elaboração da Apometria. Conta Dona Iolanda que, no início da década de 70, numa determinada noite, viu-se levada, juntamente com o Dr. Lacerda, até um grande edificio no mundo espiritual. São suas as palavras: "Ao chegarmos no local, fomos recebidos por um casal muito amável, ele mais circunspecto, ela mais sorridente. Fui informada que a Sra. me faria companhia num passeio pelos parques da colônia. Percebi, então, ao abrirem uma porta de sala contígua ao saguão de entrada, que suas paredes eram cobertas por uma enorme lousa verde, cheia de equações fisico-matemáticas. O Lacerda e o anfitrião adentraram na sala e eu fui levada até uma plataforma, onde havia um veículo oval sem rodas, no qual sentamos e, conduzido por jovem piloto, decolamos em visita às cercanias". Continua a narrativa de Dona Yolanda: "O local era maravilhoso! Voamos sobre um vale coberto de árvores verdíssimas e flores multicores de rara beleza. A esquerda, percebi uma montanha, em cuja encosta localizavam-se muitas casas em estilo Suíço. Perguntei à acompanhante do que se tratava e ela informou-me que lá era o bairro onde residiam os cientistas". Concluído o passeio, Dona Yolanda dirigiu-se ao saguão do edificio onde encontrou o Dr. Lacerda acompanhado do Senhor que os recebera. Percebeu, então, que o mesmo entregou ao Dr. Lacerda um livro, ou grosso caderno de capa verde-escuro, e disse-lhe: "Aqui tens todas as informações de que necessitas para realizares tua tarefa". Despediram-se e Dona Yolanda, sentindo-se acordada, chamou o Dr. Lacerda que dormia profundamente o qual disse-lhe não se recordar do que ela falava. Até esta data, mesmo que já tenha sido revelado ao Dr. Lacerda que ele deveria escrever um livro sobre o trabalho em desenvolvimento, não havia nada escrito sobre Apometria. Um pequeno opúsculo escrito pelo Dr. Luis Rodrigues, descrevia a técnica de desdobramento por ele denominada de hipnometria, sem fundamentá-la cientificamente. A partir do encontro no mundo astral, acima descrito, o Dr. Lacerda passou a se preocupar em formular uma explicação científica para a Apometria. Dr. Lacerda, todos os sábados, chegava à Casa do Jardim às 6:00 horas e punha-se a desenvolver, na lousa, as equações apométricas. Ao chegarem os demais trabalhadores a partir das 7:30 horas, lá estava o Dr. Lacerda exultante, entusiasmadíssimo. Usava da meia hora disponível, antes do início dos trabalhos, para expor suas equações. Formuladas as equações e fundamentada cientificamente a Apometria. Dr. Lacerda iniciou a redação do texto que deu origem ao livro básico desta técnica, publicado, em primeira edição, em 1987.




7- CIMENTAÇÃO ÉTICO-MORAL DA APOMETRIA
O conhecimento científico, filosófico ou religioso, sem amor ou espírito humanitário é mero intelectualismo e, muitas vezes, por estimular o orgulho e a vaidade, afastam o homem de Deus. Toda a vida do Dr. Lacerda foi voltada à caridade. De sua profissão fez um apostolado. Médico conceituado, auriu do exercício da medicina somente o suficiente para o sustento de sua família. Viveu modestamente sem a posse de quaisquer bens financeiro ou imobiliário. Sua esposa, Dona Yolanda, médium de apurada sensibilidade, dotada de amorável coração, companheira de todas as horas, uma espécie de anjo da guarda no corpo físico, colocada ao lado do Dr. Lacerda, para auxiliá-lo no exercício da Apometria com amor, continua cumprindo sua tarefa com raro sucesso. Mais do que isso, ela tem sido um exemplo para todos os trabalhadores da Casa do Jardim. Deste homem e desta mulher, ambos com sólida formação evangélica, conhecedores a fundo da Doutrina Espírita, estudiosos dos problemas da alma humana, exemplos de dignidade, sempre preocupados em metigar a dor e sofrimento alheio, não poderia surgir uma obra que não fosse fundamentada no amor e na caridade. Dona Iolanda e Dr. Lourenço, sempre estiveram ao lado do Dr. Lacerda e, por extensão, de todos os trabalhadores da Casa do Jardim, orientando-os para que o amor e a caridade fossem a pedra basilar da Apometria. Não cabe dúvidas, o desenvolvimento da Apometria só se efetivou, porquê, concomitantemente ao desenvolvimento da técnica, houve a ação amorável colocando-a gratuitamente a serviço do próximo. Vale esta orientação para todos os atuais e futuros trabalhadores em Apometria. A técnica só é exitosa, quando embasada no amor.

8- DISSEMINAÇÃO DA APOMETRIA
A Apometria, na sua fase de desenvolvimento, foi praticada somente na Casa do Jardim, no HEPA, em Porto Alegre. Os estudos e práticas iniciais desenvolveram-se sem alardes. Dr. Lacerda fazia exposições teóricas e práticas aos trabalhadores da Casa. Eventualmente, um ou outro convidado, tinha acesso a uma sessão como observador. A escolha de novos trabalhadores era feita com muito cuidado. Em 1987 é publicada a primeira edição de "Espírito e Matéria: Novos Horizontes para a Medicina", com o qual a Apometria é divulgada na sua plenitude. A partir de então, o Dr. Lourenço sugeriu ao Dr. Lacerda e Dona Iolanda que deveriam aceitar os convites que estavam recebendo para conferências e demonstrações práticas fora de Porto Alegre. Diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo foram visitadas. Diversos estagiários de Caxias do Sul, Pelotas, Novo Hamburgo e Montenegro no RS, Lages-SC passaram a freqüentar a Casa do Jardim em Porto Alegre. Novos grupos foam fundados nestas cidades e em Brasilia para onde o Dr. Vitor Ronaldo da Costa , ex-trabalhador da Casa em Porto Alegre, levou apometria com pleno sucesso. Em 1991 e 1993, aconteceram o primeiro e segundo Congresso Brasileiro de Apometria em Caxias do Sul e, em 1995 o III Congresso Brasi1eiro de Apometria, em Lages-SC, reuniu público expressivo, com mais de 300 pessoas participando das plenárias. A partir destes eventos, a Apometria toma grande impulso. Cursos são ministrados em Porto Alegre, Caxias do Sul e Lages e novos grupos surgem em diversas cidades do Sul do Brasil. Presentemente há informações e grupos de Apometria operando em diversos estados brasileiros. A expansão da Apometria se faz de maneira progressiva e segura, a despeito da incompreensão de alguns. Creditamos esta incomprensão ao desconhecimento do que é Apometria. Quem a estuda, percebe tratar-se de uma técnica auxiliar à Causa espírita e espiritualista em geral, poderosa ferramenta de trabalho na desobsessão, anulação de magia, batuques, feitiços, etc. e precioso auxiliar no diagnóstico e tratamento das enfermidades psiquico-somáticas. Além do desconhecimento da Apometria há uma confusão entre esta, que é a técnica, e a Casa do Jardim, instituição onde a mesma foi desenvolvida. A Casa do Jardim é registrada em Cartório como entidade civil de direito privado de caráter espirita caritativa e assistencial, sem fins lucrativos. Seu corpo de trabalhadores, hoje aproximando-se de 200 provenientes de diversas doutrinas ou filosofias espiritualistas. A maioria é de formação espírita, seguida por umbandistas, exoteristas, teosofistas, maçons e rosacruzes. A Ação da Casa do Jardim é voltada para a caridade e seu único compromisso é com o amor e a verdade. Segue a prescrição evangélica magnificamente sintetizada por Jesus no "Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Ai estão toda a a lei e os profetas". Esta liberdade se faz necessária porque a pesquisa e a experimentação, para avançar no conhecimento que permita melhor servir, não pode ser cerceada por normas de doutrina ou de culto. Isso não impede que casas espíritas, umbandistas ou de qualquer outra prática espiritualista, norteadas pelo amor, estudem e pratiquem a Apometria, sem qualquer desrespeito às normas de suas respectivas doutrinas.



9- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao final deste relato parece salutar tecer algumas considerações emergente de seu próprio conteúdo e da natureza da Apometria. Fica evidenciado que a Apometria não se constitui em doutrina, filosofia, religião ou seita. Trata-se de uma técniça de desdobramento espiritual induzida por pulsos energéticos dirigidos pela mente do diretor para isso treinado. Esta técnica está fundamentada cientificamente e disponível, como preciosa ferramenta de trabalho, para o atendimento de diversas patologias psiquico-somáticas de dificil diagnóstico e tratamento pouco exitoso pelos procedimentos terapêuticos em uso. Sua prática somente deve ser exercida por grupos treinados, sempre em consonância com o amor e sem interesses de ordem financeira. Para salientar este aspecto transcrevemos abaixo a partir da chamada Regra de Ouro da Apometria, conforme consta do texto de "Espírito e matéria: Novos Horizontes para a Medicina" obra basilar da Apometria de autoria do Dr. José Lacerda de Azevedo:


"Aqui, no entanto, devemos clarinar um vigoroso alerta para os entusiasmos que possamos estar provocando. Como fundamento de todo este trabalho - como de resto, de todo o trabalho espiritual - deve estar o "Amor". Ele é o alicerce. Sempre..."

(1) Trabalho apresentado no 4º Congresso Brasileiro de Apometria. Porto Alegre 5-7 setembro/97.

Carlos I. N. Barradas

Texto publicado em www.casadojardim.com.br


Minha Experiência como Apômetra:


Em 2006/2007 tive o privilégio de trabalhar com os apômetras Gelson Celistre (São Leopoldo/RS) e Sandro Rishesk (Rio Grande/RS) atendíamos gratuitamente com a técnica apométrica atravé de conferência no SKYPE, e, segundo familiares dos atendidos, à época, obtínhamos bons resultados quanto aos desequilíbrios sob tratamento.


Hoje o caro amigo Gelson Celistre presta atendimento individual e maiores informações poderão obter em seu blog - www.apometriauniversalista.blogspot.com, onde também relata todos os atendimentos que realiza, bem como disponibiliza uma apostila gratuita para download a respeito do seu curso sobre Apometria.


E o amigo Sandro Rishesk atende através de seu site: www.prematephia.com.


Ao célebre Doutor Lacerda, aos Amigos Gelson Celistre e Sandro Rishesk pelo aprendizado e oportunidade de trabalho caritativo, a todos, minha eterna Gratidão!




elisangelis

3 comentários:

  1. Muito bom, Elisângelis ! 'Informar' e 'Conscientizar' é muito importante...
    Feliz 2011 pra você, com muita paz e muita luz !
    Abraços,
    Rosane Amantéa

    ResponderExcluir
  2. Muito bom todas essas informações, estudo tudo isso faz um tempo e é sempre bom ler a respeito.
    abraços
    Anna Reis

    ResponderExcluir
  3. Excelente, espetacular, um material bem abrangente, que alguns cursos não dão. Apesar de ter estudado Apometria Quântica, estou sendo lendo todo material a respeito, mesmo que seja como reciclagem, melhor ainda quando somam. Gratidão minha querida, o Livro Urantia, também vem colaborar muito com os trabalhos Apometricos. Dr.Lacerda deve ter cumprido sua missão!
    Abraços afetuosos de carinho e admiração, Maria de Fátima, AVIVAR

    ResponderExcluir