SEGUIDORES DE SI

17 de junho de 2011

SÉRIE COLÔNIA NOSSO LAR - REUNIÃO DE 15.06.2011



Evangelho Segundo o Espiritismo Capitulo XI item 14

A Caridade para com os criminosos

A verdadeira caridade é um dos mais sublimes ensinamentos que Deus deu ao mundo. Deve existir entre os verdadeiros discípulos de sua doutrina uma fraternidade completa. Deveis amar os infelizes, os criminosos, como criaturas de Deus, às quais o perdão e a misericórdia serão concedidos, se se arrependerem, como a vos mesmos, pelas faltas que cometeis contra a sua lei. Pensai que sois mais repreensíveis, mais culpados que aqueles aos quais recusais o perdão e a comiseração, porque, frequentemente, eles não conhecem Deus como o conheceis, e lhes será pedido menos que a vós.

Não julguei, oh! Não julguei meus caros amigos, porque o julgamento que fizerdes vos será aplicado mais severamente ainda, e tendes necessidade de indulgência para os pecados que cometeis sem cessar. Não sabeis que há muitas ações que são crimes aos olhos de Deus de pureza, e que o mundo não considera sequer como faltas leves?

A verdadeira caridade não consiste somente na esmola que dais, nem mesmo nas palavras de consolação como as quais podeis acompanhá-la. Não, não é só isso o que Deus exige de vós. A caridade sublime, ensinada por Jesus, consiste também na benevolência concedida sempre, e em todas as coisas, ao vosso próximo. Podeis ainda exercitar essa sublime virtude sobre muitos seres que não precisam de esmolas, e que palavras de amor, de consolação e de encorajamento conduzirão ao Senhor.

Os tempos estão próximos, digo-o ainda, em que a fraternidade reinará nesse globo; a lei do Cristo é a que regerá os homens e só ela será o freio e a esperança, e conduzirá as almas às moradas bem-aventuradas. Amai-vos, pois, como os filhos de um mesmo pai; não façais diferença entre os outros infelizes, porque é Deus quem quer que todos sejam iguais; portanto, não desprezeis a ninguém; Deus permite que grandes criminosos estejam entre vós, a fim de que vos sirvam de ensinamento. Logo, quando os homens forem conduzidos às verdadeiras leis de Deus, não haverá mais necessidade desses ensinamentos, e todos os Espíritos impuros e revoltados serão dispersados nos mundos inferiores, de acordo com as suas tendências.

Deveis àqueles de quem falo o socorro de vossas preces: È a verdadeira caridade. Não é preciso dizer de um criminoso: “É um miserável; É preciso expurga-lo da Terra; A morte que se lhe inflige é muito suave para um ser dessa espécie.” Não; não é assim que deveis falar. Olhai vosso modelo, Jesus; Que diria Ele se visse esse infeliz perto de si? Lamentá-lo-ia, o consideraria como um doente bem miserável e lhe estenderia a mão. Não podeis fazer isso em realidade, mas, pelo menos, podeis orar por ele, assistir seu Espírito durante alguns instantes que deve ainda passar sobre a vossa Terra.

O arrependimento pode tocar-lhe o coração, se orardes com fé. Ele é vosso próximo como o melhor dentre os homens; Sua alma transviada e revoltada foi criada, como a vossa para se aperfeiçoar; Ajudai-o, pois, a sair do lamaçal, e orai por ele. (Elisabeth de França, Havre, 1862).

CLICAR NO TÍTULO PARA LER A MENSAGEM:



Nenhum comentário:

Postar um comentário