SEGUIDORES DE SI

17 de maio de 2011

CARTA ABERTA



CARTA ABERTA aos educadores e legisladores:
 pela inclusão do ensino de valores humanos
no currículo escolar



(A situação da nação brasileira está chegando a um nível insuportável, atingindo o fundo do poço das misérias morais e da violência que a nada e a ninguém respeita. A violência nas escolas está alcançando patamares jamais imaginados, com total desrespeito e agressões aos professores, e até massacre, como ocorreu recentemente no Rio de Janeiro.)

A equipe responsável pelo Projeto Sócio-Educativo Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola(disponibilizado gratuitamente desde o final de 2008 www.cincominutos.org) tem recebido dezenas de manifestações por parte de escolas, em todo o Brasil, que adotaram a utilização desse material em sala de aula, informando a respeito de salutares mudanças que vêm observando com relação aoconvívio na unidade escolar e ao comportamento de alunos e até mesmo de professores, apesar do pouco tempo de sua utilização.

Assim, fortemente motivada e amparada nas citadas informações, e sentindo a urgente necessidade de ações capazes de dar um novo rumo à situação de violência e de indigência ética que vem assolando a sociedade brasileira, propõe um movimento visando sensibilizar os poderes legislativos do país, nos três níveis (municipal, estadual e federal), para a criação de uma lei que determine a inclusão do ensino de valores humanos no currículo de todas as escolas do país, da educação básica ao ensino superior. Uma lei que estabeleça como prioridade do processo educativo a formação do caráter, visando a excelência humana.

Observe-se que tal lei não fere quaisquer convicções ou preferências religiosas, uma vez que os valores humanos fazem parte dos postulados de todas as religiões.

Nas últimas décadas nossa sociedade começou a perder contato com o ensinamento desses valores no cotidiano da escola e nem todos os pais têm condições e nem mesmo tempo para repassar tais valores às crianças, culminando na atual situação de indigência de valores humanos.

É, portanto, imperativo e urgente desenvolver, principalmente junto à nova geração, os aspectos éticos da vida, o respeito, a não violência e o bom convívio entre as pessoas, a começar pelos próprios lares; o olhar o outro com um olhar de paz, de acolhimento, de afeto, porque esses são os fundamentos da não violência.

Enquanto virmos no outro alguém a ser derrotado, não haverá paz nem bem-estar em nossa sociedade, mas quando mudarmos esse olhar, reconhecendo nele um irmão em humanidade com o qual podemos caminhar lado a lado, em mútuo apoio, então poderemos realizar uma sociedade verdadeiramente feliz, de uma felicidade sustentável e, portanto, mais duradoura. Certamente essa será uma ação a frutificar em médio e longo prazo, mas de forma sistemática e progressiva.

Está, portanto, nas mãos dos legisladores e dos educadores dar esse passo, visando começar agora a construção de um futuro que deixe de nos envergonhar como seres humanos e que possa levar a nação a se construir como uma sociedade eticamente saudável, capaz de desenvolver o bem-estar, com maiores possibilidades de felicidade para todos.

Se esses passos não forem dados agora, é possível vislumbrar-se um futuro melhor?
Qual seria um outro caminho, outra solução?
Nós, da equipe do Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola, não vislumbramos.

Se você concorda que a criação da lei que ora sugerimos é algo realmente necessário e urgente, pedimos que ajude a propagar essa idéia, porque o primeiro passo para a sua efetivação está numa mudança de foco da própria sociedade, que se habituou a ver as práticas policiais como soluções para a violência, e sequer consegue vislumbrar algo que possa acabar com a corrupção generalizada, o desamor e a falta de ética que vem se desenvolvendo no país. No entanto, resultados efetivos e duradouros podem ser conseguidos se começarmos, hoje, a ensinar valores humanos às crianças e jovens, de forma que as novas gerações possam internalizá-las, gerando as transformações comportamentais imprescindíveis para que a sociedade, como um todo, possa tornar-se mais pacífica, mais justa, mais honesta e mais fraterna.

A título de informação, o município de Teófilo Otoni-MG já criou em 2007 a lei 5.753, que prevê o ensino de valores humanos em todas as suas escolas municipais.

Já existem vários diferentes materiais didáticos de apoio às escolas e professores, disponibilizados em livros e na internet, para facilitar a implementação de Valores Humanos em sala de aula. Portanto, as escolas não encontrarão grandes dificuldades para atenderem aos ditames de uma lei como a sugerida que, poderão utilizar, dentre outros, os conteúdos do Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola, que conta com 600 aulinhas já prontas, inteiramente gratuitas, e que atendem a estudantes, a partir do quinto ano. Para as crianças em anos menores, se a escola não possui material adequado, pode utilizar contos educativos, que podem ser “baixados” pela Internet, como, por exemplo, no link:
Somos muito gratos por podermos juntar nossos esforços ao esforço de
muitos outros que trabalham por um futuro melhor, e ficamos à disposição
 para maiores informações e sugestões.

Atenciosamente,

Saara Nousiainen
Coordenadora
Programa Cinco Minutos de Valores Humanos
________________________________
Tel. (85) 3249-6812  

Nenhum comentário:

Postar um comentário